quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Inaugurando a vela nova


O primeiro teste da vela nova do caiaque, depois de 3 dias de trabalho no sistema de mastro e vela. Funcionou muito bem, o vento estava moderado a forte e de rajada, foi um bom teste e o caiaque se saiu um ótimo velejador fazendo até contra-vento, mas o bom mesmo é o arribado de 3/4 de popa.


Fiz um vídeo para que o momento ficasse registrado, está no link abaixo:




saudações!

Alberto Blank



8 comentários:

  1. Beleza essa vela negra - se estampar uma caveira branca e duas espadas cruzadas...vai botar medo,hehe Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Germano! Não é o Pérola Negra mas já mostra a que veio. coloquei o link do vídeo da navegada acima no post, a foto capa do vídeo foi em tua homenagem!

    abraço

    Alberto Blank

    ResponderExcluir
  3. Grande Alberto! muito legal a vela cara...Parabéns pela iniciativa e construção, muito bem feito.
    Diz uma coisa, o caiaque deriva bastante lateralmente? Já experimentei vela no trine e não derivava muito por que ele tem aquele "quilhão" de proa a popa. Tu estava fazendo leme com o remo? O meu remo chegava a entortar a pá , agora imagina a força que eu fazia. Pretendo colocar de novo no trine. Se puder me dar dicas de material utilizado eu agradeço. Grande Abraço!
    Anderson.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Anderson!
    Fico feliz que tenha mais gente com a mesma idéia na nossa turma, temos que desbravar o caminho... como referência descobri mais dois sistemas de vela, além desta que fiz tem outra em forma de "V" e a circular em forma de "O".

    No meu 1º teste a correnteza estava a favor e eu fiz só um pequeno contravento de teste e acabei nem percebendo muita deriva lateral, mas eu fiz a vela para andar somente com vento a favor, través, 3/4 ou popa.

    Certamente a força extrema no teu remo tenha outra origem o caimento do mastro (o meu ficou muito caído para frente e quando cheguei em casa regulei fazendo que caísse mais para a popa)esse caimento (não é a posição do mastro mas o angulo que este faz com o caiaque) faz tender a orçar(quando caído para tras) e tender arribar quando caído para frente, é ocaso da vela de windsurf, como não tem leme se arriba e orça caindo o mastro para frente ou para trás.

    Acredito que agora meu caique esteja mais "balanceado" com uma leve caída do mastro para trás. Quanto aos materiais usei bambu circular no mastro e strip de bambu na retranca e tala, a vela é um fundo de barraca de polipropileno, os estais são se spectra (linhas de kite) usei alguns moitões nautos e outros comuns de plástico. Quando ver o caiaque te explico melhor.

    Grande abraço

    Alberto

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Alberto, A vela ficou no estilo do caiaqueiros da Tasmânia. Beleza! Agora é desenvolver todas as técnicas. É muito legal esta experiência!

    ResponderExcluir
  6. Muito legal...interessante a informação da regulagem do mastro, eu sabia que dava diferença mas não exatamente como. Bom saber até para entender melhor o comportamento do Ipanema e poder regular. De qualquer forma vou ver se consigo adaptar um leme no caiaque, para facilitar inclusive nas remadas. Eu já tinha visto aquele vídeo das soldas com plásticoa,muito bom, só tenho que procurar o material.
    Valeu!
    Abraço.

    Anderson.

    ResponderExcluir
  7. Ficou bem caracterizado!Autêntico caiaque pirata. Na hora do ataque sobe a bandeira da caveira para o alto do mastro. Imaginei umas fotinhos bem cedo com o caiaque meio encoberto pela neblina ou, ao por do sol.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  8. Valeu Germano! em breve mais fotos!
    abraço

    ResponderExcluir